Skip to main content

Rebranding, ou redesign, é quando uma empresa passa por um processo de modernização da sua identidade visual. Essa é uma ótima oportunidade para criar uma marca forte que reflita com precisão os valores e o posicionamento da empresa.

Tre é uma elegante marca de moda sustentável criada em 2015 pela talentosa designer e amiga Oriana Tre, suas roupas estão à venda em 5 países da Europa, e recentemente tive a alegria de fazer o seu rebranding.

“Tradicionalmente, o design tem quatro objetivos possíveis: identificar,
informar, entreter ou persuadir. Mas, com a gestão de marca, encontramos
um quinto: diferenciar. Enquanto os primeiros quatro são táticos, o quinto é
estratégico, com profundas raízes na estética – uma poderosa combinação de
lógica e mágica.”

Marty Neumeier

1 – Comece pelo porquê

A criação de uma identidade visual começa pela compreensão do porquê a marca existe. A parte visual surge depois como consequência dessa compreensão. Comecei o rebranding da Tre procurando entender profundamente a filosofia por trás da marca, para isso, tive diversas boas conversas com a Oriana e com a Ana Hernández, sua sócia. Fizemos o simples e potente exercício do Golden Circle, do Simon Sinek, e ele nos forneceu valiosas informações sobre os fundamentos da marca, o posicionamento que ela pretende ter no mercado, e as estratégias que a levará ao seu objetivo. A partir daí pudemos revisitar a missão, a visão, os valores, encontrar palavras chave, e definir a combinação de arquétipos que melhor representasse a marca. Quanto mais clareza eu tiver sobre a essência da empresa, melhor poderei comunicá-la na sua identidade.

2 – Logotipo

Leveza e elegância foram as características chave que me levaram a pensar em um logo com o estilo de uma assinatura manual de gesto simples e solto. Fiz diversos esboços com diferentes estilos de assinatura, sempre buscando o movimento mais fluido possível. Depois de muitos rascunhos, testes e ajustes, cheguei à versão oficial:

3 – Cores

Pensar sobre as cores da marca é sempre um exercício fabuloso. Esse tópico merece uma atenção especial pois cada cor tem o poder de despertar diferentes sensações e emoções em diferentes culturas. Por isso é importante conhecermos bem o nosso público alvo, o repertório cultural em que ele está inserido, e assim poderemos selecionar tranquilamente as cores mais assertivas para a nossa comunicação.

“O que os consumidores sentem sobre uma marca tem mais impacto do que aquilo que eles pensam sobre ela.”

Antonio Damasio – Neurocientista

Cruzamos os traços de personalidade e posicionamento da Tre com os significados das cores, fizemos uma bela pesquisa de cores no Pinterest e no Adobe Color, analisamos muitas combinações possíveis, e assim chegamos à nossa enxuta cartela oficial de cores.

4 – Tipografias

As tipografias também possuem diferentes personalidades, despertam diferentes sensações no subconsciente do consumidor, e desempenham um importante papel na comunicação da marca. Uma das funções da tipografia é representar o tom de voz da marca, então a sua escolha precisa estar em consonância com a personalidade que queremos representar. Outro aspecto fundamental é que as tipografias escolhidas funcionem em todas as plataformas e navegadores, então pesquisar na vasta (e grátis) biblioteca do Goole Fonts é uma ótima pedida.

Como a Tre é uma marca moderna e minimalista, iniciei minha pesquisa já sabendo que usaria tipografias sem serifa. Depois de pesquisar bastante e testar diferentes combinações, selecionamos duas famílias tipográficas: uma principal para ser usada em títulos, subtítulos e frases destacadas, e a outra para ser usada nos textos corridos.

5 – Aplicações

Depois de definir o logo, as cores, e as tipografias, partimos para a aplicação da marca no mundo real. Assim iniciamos a nossa pesquisa sobre as embalagens, que além de levar em conta a funcionalidade e a estética, também precisa ser bem criteriosa na escolha dos materiais que serão usados na sua fabricação. A sustentabilidade importa em todas as decisões da marca, e os clientes mais antenados reparam em cada detalhe.

Ao final do processo de rebranding, entrego um manual da marca explicando todos os detalhes sobre como a marca deve ser utilizada em cada ocasião. Esse manual é um documento que servirá como referência para que a comunicação se mantenha consistente ao longo do tempo, tornando a marca cada vez mais forte, reconhecível e memorizável. Aqui começa o branding!

E aí, curtiu o processo e a marca nova? Ficou com alguma dúvida?

Aproveita para já conhecer o site novo e as elegantes roupas sustentáveis da Tre >> Tre.land

#designthinking #visualidentity #rebranding #madetolast


Conecte-se com Marcel Serrano no LinkedInInstagram e Facebook


Sobre o autor:

Marcel Serrano é ilustrador, se graduou em Comunicação Visual na UFRJ, se pós graduou em Design Estratégico na ESPM, se especializou em estamparia desenhando por 9 anos para algumas das principais marcas de moda do Rio de Janeiro. Atualmente vive em Barcelona, coordena a comunicação da Moda Sostenible Barcelona, e trabalha como freelancer criando identidades visuais, estampas, ilustrações, murais, e buscando parcerias que gerem impactos positivos através do design, da moda e da arte.


💌 Se quiser receber esse tipo de conteúdo por e-mail, clique aqui.

SHARE
Marcel Serrano

Author Marcel Serrano

More posts by Marcel Serrano

Join the discussion One Comment

Leave a Reply